Advertisement
A China resolveu atualizar novamente seu "grande firewall" que é a sua principal ferramenta para combater a censura dentro do país, os reflexos dessa grande atualização já foram sentidos, por exemplo, pelo Gmail que foi bloqueado por alguns dias como noticiamos aqui no site. Agora o alvo da China são as VPNs (Virtual Private Network) que estão começando a apresentar problemas.
Algumas empresas especializadas em VPN como a TunnelBear e Strong VPN relataram que seus clientes tiveram problemas de conexão nas últimas semanas, enquanto que a Astril outra empresa especializada em VPN e é amplamente utilizada na China, alertou sobre os problemas usuários do sistema iOS estão enfrentando, porém não foi detectado anomalias em outras plataformas como o computadores Mac por exemplo.
Outros serviços de VPN relataram fortes ataques desde a atualização do Firewall chinês, mas os serviços continuam funcionando, mesmo que de forma irregular.
Alguns serviços como ExpressVPN e Golden Frog parecem não ter sofrido um grande impacto em seus serviços, embora a Golden Frog relatou que os ataques contra VPNs na China estão se tornando cada vez mais sofisticados.
Enquanto isso o Great Fire, site dedicado a expor e monitorar a censura da internet na China, disse que as ferramentas do Firewall chinês ainda não é um obstáculo para as empresas operarem normalmente.
Eu acredito que o governo chinês esteja inteiramente ligado ao bloqueio das VPNs porque esse é um dos "macetes" para utilizar a internet na China sem censura. Mas e você o que acha? Deixe seu comentário abaixo.
Fonte(s): TechChrunch