Advertisement
Ótima novidade para os usuários do Chromebook, o Google permitirá que você instale o Windows ou Linux em um Chromebook aumentando as possibilidades do bootloader do aparelho.
Essa informação foi divulgada no blog oficial do Chromium através de um post que explica que as mudanças no bootloader adicionaram a capacidade de ativar o modo de depuração para iniciar a partir de um dispositivo externo no modo desenvolvedor. Isso permitirá que mais softwares sejam testados, como o Windows ou Linux que podem ser instalados a partir de uma ISO em um pendrive.
Com essa novidade os usuários poderão expandir o “leque de opções” para o Chromebook já que em seu modo normal ele só aceita o sistema do Google baseado na nuvem (Chrome OS). A nova "gambiarra" irá funcionar em arquiteturas x86 e ARM embora futuramente os desenvolvedores possam explorar o novo recurso.
A possibilidade de instalação de novo sistema veio em uma bora hora, porque os novos Chromebooks estão mais potentes e com telas maiores. Na CES desse ano, por exemplo, foram apresentados diversos modelos com os novos processadores da Intel, os Broadwell. Claro que a troca de sistemas será mais interessante para usuários que já tinham um Chromebook anteriormente, porque adquirir um novo modelo somente com essa finalidade não faz muito sentido, dado os diversos modelos que já apresentam Windows nativamente. Para os usuários de Linux pode ser interessante, um aparelho barato que irá comportar tranquilamente o sistema. Um dual-boot com o Linux e Chrome OS, pode ser uma boa pedida em? O que você acha? deixe seu comentário abaixo.
Fonte(s): Chromium