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Resumo: Apple e iOS tinha uma cabeça começar com apps, mas agora Android alcançou e até Ultrapassou-lo: como isso vai jogar fora é longe de certo.
Da Apple não foi a primeira loja de aplicativos, nem quando foi lançado, era o maior. Quando foi ao ar em julho de 2008, juntamente com o iPhone 3G, ele organizou uma relativamente modestos 500 apps.
Em contraste, a Microsoft estava divulgando mais de 18.000 aplicativos para o sistema operacional Windows Mobile, The New York Times observou na época , enquanto a palma estava reivindicando 30 mil desenvolvedores de software ativos trabalhando em aplicativos para os seus dispositivos.
Mas depois de alguns problemas iniciais (lembre-se que eu sou rico? ), App Store da Apple rapidamente ultrapassou seus rivais: 10 milhões de downloads em relação ao primeiro fim de semana, seguido de 100 milhões de downloads nos primeiros três meses, e dentro de um ano esse número tinha atingido 1,5 bilhões em todo 65.000 aplicativos.
"Vai ser muito difícil para os outros para recuperar o atraso", CEO da Apple, Steve Jobs previu na época. A era dos aplicativos de smartphones tinha realmente começado.
Em junho do ano passado 75 bilhões de aplicativos foram baixados da loja da Apple, e no início deste mês, a empresa revelou que agora abriga 1,4 milhão de aplicativos que estão disponíveis através de 155 países. Na primeira semana de janeiro sozinho iOS fãs gastaram US $ 500 milhões em aplicações e em app-compras (ver o fundo desta história para uma história mais completa do crescimento App Store da Apple ao longo dos últimos sete anos).
Razões para o sucesso
Há alguns motivos óbvios para o sucesso da Apple. O controle de qualidade é uma só: por manter um rígido controle sobre o hardware do smartphone e do sistema operacional, e vetar os aplicativos antes de serem autorizados a entrar na loja, a Apple poderia criar uma lista de alta qualidade, os aplicativos bem integrados.
Para os desenvolvedores, o acesso ao público prémio do iPhone é extremamente atraente, especialmente porque a Apple não está muito interessado em fazer muito dinheiro com os aplicativos, ao contrário dos operadores móveis que tinham sido os guardiões, decidir como aplicativos foram distribuídos e vendidos naquele ponto.
"Este é o melhor negócio vai distribuir aplicativos para plataformas móveis", disse Jobs , quando ele lançou a App Store . Developers manter 70 por cento das vendas de seus aplicativos através da App Store, a Apple mantém os outros 30 por cento. Isso pode soar como uma fatia bolada, mas os desenvolvedores não têm que pagar taxas de cartão de crédito ou para hospedagem, que é coberta pela Apple.
A Apple pagou US $ 25 bilhões para os desenvolvedores durante os últimos anos, seis e meio. Isso significa corte da Apple é algo em torno de US $ 10 bilhões - uma quantia significativa, mas pequena em comparação com o que a Apple faz com a venda de telefones móveis: a empresa registrou receita de quase US $ 24 bilhões de vendas do iPhone no seu último trimestre fiscal sozinho. No entanto, a receita limitada que a Apple gera a partir da App Store não implica que é irrelevante - em vez disso, analistas argumentam a App Store e os aplicativos dentro são um elemento essencial da oferta da Apple.
"A Apple faz margem principalmente com a venda de hardware, mas os aplicativos são realmente o que cria a lealdade para com o ecossistema, seja do ponto de vista do consumidor ou para os desenvolvedores", disse Thomas Husson, analista principal da Forrester. "Para mim [aplicativos] são a cola que gruda todo o ecossistema juntos, porque eles oferecem marcas e desenvolvedores uma oportunidade direta de se conectar com seus clientes."
Rivalidade Android
A Apple foi a primeira a fazer um sucesso commerical de aplicativos de smartphones e Jobs estava certo ao prever seria difícil para os rivais para se recuperar. Nenhum dos rivais que estavam ao redor quando a App Store Apple lançou conseguiu, mesmo quando eles correspondiam negócio da Apple para desenvolvedores, como iOS já havia gerado a massa crítica necessária.
Demorou um novo desafiante na forma de Android para finalmente proporcionar um verdadeiro rival.
A Apple tem sido surpreendentemente aberto com dados sobre sua App Store, e os dados que ele compartilha nos ajuda a entender os tipos de histórias que ela quer dizer. No início, a narrativa foi sobre o número de aplicativos e downloads, pois cortejados consumidores: agora a ênfase está na desenvolvedores e quanto eles fazem de trabalhar com a Apple, uma vez que tenta impedir qualquer desertar para o arqui-rival Android - que tem, em uma série de maneiras, já ultrapassou a Apple em apps.
De acordo com a empresa de análise de aplicativos App Annie, no terceiro trimestre do ano passado, a receita da App Store da Apple foi de cerca de 60 por cento maior do que o jogo do Google.
Mas de downloads em todo o mundo do Google Play foram de 60 por cento superior ao iOS downloads da App Store - e grande parte desse crescimento está vindo em mercados emergentes (isto não se levar em conta a variedade de outras lojas de aplicativos Android que existem).
Apple lidera nas receitas porque ainda detém no mercado premium: os consumidores mais ricos que podem pagar iPhones e estão dispostos a pagar por aplicativos ou in-app compras. Android tem uma grande base de consumidores, mas que se estende a partir de smartphones baratos até dispositivos high-end.
Isso não é tudo - de acordo com dados da AppFigures, Google Play já ultrapassou App Store da Apple em termos do número de aplicativos que hospeda, e também o número de desenvolvedores que trabalham na plataforma.
Nada disso, claro, leva em conta a qualidade dos aplicativos dentro dessas lojas de aplicativos: Android é muitas vezes criticado pela pior qualidade de seus apps. Mas isso mostra que a Apple já não comanda o mundo do app.
Se acontecia anteriormente que os desenvolvedores iria construir para a Apple em primeiro lugar, que nem sempre é o caso agora. Tudo isso terá implicações para a forma como a economia App Store evolui ao longo dos próximos anos.
Quem é o primeiro?
Muitas vezes o que os programadores do sistema operacional escolher desenvolver para a primeira vai depender de quem eles querem usar o app, embora, como Dipesh Mukerji, diretor sênior de estratégia de produto da fabricante app Kony, aponta: "Quase todos eles têm um plano para construir para ambos. Esses dois sistemas operacionais [iOS e Android] governar o mundo e tudo mais é um distante terceiro lugar agora. "
Daniel Rosewarne é CTO da Journl, uma ferramenta de organização pessoal, e disse que a decisão de sua empresa para construir um aplicativo iOS em primeiro lugar e, em seguida, construir para Android foi principalmente para baixo a demanda do cliente.
Mas ele disse que a construção para iOS também é mais fácil. "Achamos que os estágios iniciais de se levantar e correr com iOS foi apenas um pouco mais simples. A crítica comum de Android, que é a fragmentação da plataforma, foi um fator que contribuiu para a nossa decisão. Para iOS sabíamos o subconjunto de metade uma dúzia de dispositivos estaríamos construindo para ao contrário da vasta gama de tamanhos de tela diferentes e tipos de dispositivos e assim por diante. "
Desenvolvendo para Android e iOS não é apenas sobre o código subjacente: a interface do usuário é muito diferente e pode causar problemas para os incautos também.
"A maneira em que você navega é completamente diferente. Há uma oportunidade muito real para nós a viagem até na frente de um público amplo Android [por] dando-lhes e iOS experiência do usuário específico", disse Rosewarne.
Os mercados emergentes na vanguarda
Nos desenvolvedores dos EUA e da Europa ainda tendem a construir para iOS primeiro, pois é onde a dinâmica do mercado é. Nos mercados emergentes são mais propensos a desenvolver para Android em primeiro lugar. Isso também significa que os desenvolvedores vão olhar para diferentes maneiras de fazer dinheiro no futuro.
Marcos Sanchez, vice-presidente da App Annie, disse que o crescimento do uso de smartphones especialmente em mercados emergentes terão um impacto significativo na economia app. "Isso realmente significa que os mercados emergentes estão a desempenhar um papel muito mais significativo e eles têm necessidades diferentes e eles vão ditar como as coisas rolar para fora e como os desenvolvedores vão pensar sobre como e onde eles fazem o seu dinheiro."
"Se você está desenvolvendo para um mercado como a Índia, preços e como você Monitise é provável que seja extremamente diferente de, digamos, o Japão", disse ele.
A curto e médio prazo, o crescimento nos mercados emergentes é susceptível de favorecer Android porque os aparelhos tendem a ser mais acessível. Isso significa que, como instalar o Android de base continua a crescer, ele pode começar a diminuir a diferença de receita app com iOS. Já que está se aproximando de receitas provenientes de publicidade em smartphones.
Esta é uma ameaça potencialmente significativa para o ecossistema iOS porque um elemento do recurso da Apple é que ele recebe os melhores aplicativos e recebe-los primeiro . Se isso já não é o caso, porque os desenvolvedores estão escolhendo a desenvolver para Android primeira vez, que tira uma das razões por que você iria escolher iOS mais de Android em primeiro lugar.
No entanto, em um mercado tão dinâmico, é difícil de prever muito longe: Apple agora está vendendomais iPhones na China do que em os EUA , o que sugere que é muito consciente de como o mercado está evoluindo. Mesmo ajustes, como a tela maior do iPhone 6 Plus pode ser suficiente para intrigar e energizar os desenvolvedores novamente e impulsionar iOS.
Há também um outro desenvolvimento de novas tecnologias que podem afetar o mercado de aplicativos: wearables. Isso poderia mudar a guerra dos ecossistemas para um novo, se um tanto diminuto, campo de batalha.
Usar dispositivos Android estão à venda há algum tempo, enquanto que o da Apple Assista será lançado em breve. Estes são os dispositivos do companheiro ao invés dos autônomos, por isso pode, potencialmente, oferecer um grande impulso a qualquer ecossistema, pelo menos se eles decolar de forma significativa (que é tão bem menos do que certo). Mas, certamente, muitos desenvolvedores já estão aprimorando seus aplicativos para fazer uso da tela adicional oferecido pelo smartwatches.
O ecossistema app não é a única coisa que os consumidores e as empresas considerar quando for comprar um smartphone: a qualidade de hardware, além de cálculos mais prosaicas, como a cobertura de preços e operadores móveis "pesam muito. Mas, como a inovação hardware desacelera, como estes jogador ajustar seus ecossistemas de aplicativos podem se tornar mais importante.
Como Husson, da Forrester, observa: "A guerra ainda está em Não é ao longo do jogo e as coisas podem mudar, com certeza.".
Uma breve história da App Store da Apple
Julho 2008 : App Store da Apple abre para o negócio com 500 aplicativos, juntamente com o iPhone 3G. Há downloads de 10m no primeiro fim de semana eo número de aplicativos disponíveis atinge 800.
Setembro 2008 : downloads da App Store atingiu 100 milhões em 3.000 apps. Um desenvolvedor diz que já fez US $ 8.000 em um mês.
Abr 2009 : A Apple anuncia downloads de ter atingido o marco de um bilhão, sendo 35.000 aplicativos disponíveis ea loja aberta em 77 países
Julho 2009 . downloads da App Store atingiu 1,5 bilhão. Existem hoje 65 mil apps e 100.000 desenvolvedores do iPhone Developer Program. "Vai ser muito difícil para os outros para recuperar o atraso", diz o CEO da Apple, Steve Jobs.
Setembro 2009 : A marca de dois bilhões de downloads é atingido. Apple diz que a loja dispõe de 85.000 aplicativos de 125 mil desenvolvedores registrados. Jobs diz: "A App Store reinventou o que você pode fazer com um dispositivo portátil móvel, e nossos usuários estão claramente amando isso."
Novembro 2009 : Apple anuncia há 100.000 aplicativos na App Store.
Janeiro 2010 : Três mil milhões de downloads marco alcançado. "Isso é como nada que já vimos antes", disse Steve Jobs. "Nós não vemos sinais de competição a aproximar-se tão cedo."
Setembro 2010 . Apple diz que houve 6,5 bilhões de downloads de 250 mil apps. Publicou sua loja Diretrizes revisão da App, e regista com seu habitual modéstia: «A App Store é talvez o marco mais importante na história do software móvel."
Janeiro 2011 : Apple diz que houve 10 bilhões de downloads de aplicativos de 350.000 (incluindo 60 mil aplicativos nativos do iPad). A loja vende em 90 países.
Julho 2011 15000000000. downloads estão disponíveis na App Store em 425 mil apps (incluindo 100.000 apps nativos do iPad). Apple diz que US $ 2,5 bilhões foram pagos aos desenvolvedores.
Março 2012 . downloads atingiu 25 bilhões através de 550.000 apps (170.000 aplicativos nativos iPad) com a loja disponível em 123 países. Apple diz que US $ 4 bilhões foram pagos aos desenvolvedores.
Janeiro 2013 : downloads de aplicativos atingiu 40 bilhões de (20 bilhões de downloads em 2012 sozinho). Apple diz que existem 500 milhões de contas ativas App Store. Ele agora possui 775 mil apps (300.000 apps nativos do iPad), que geraram US $ 7 bilhões em receita para os desenvolvedores. A loja está aberta em 155 países. Temple Run foi baixado mais de 75 milhões de vezes em 12 meses, títulos freemium DragonVale e Clash of Clãs gerou mais de US $ 100 milhões.
Maio 2013 : App Store atinge a marca de 50 bilhões de aplicativos com iOS fãs baixando 800 apps por segundo - 2 bilhões por mês. Apple diz que US $ 9 bilhões foram pagos para os desenvolvedores, com 850 mil apps (350.000 aplicativos nativos iPad) na loja.
Junho 2014 : Apple diz que houve 75 mil milhões de downloads do 1,2 milhão de apps, e revela a App Store recebe 300 milhões de visitas por semana
Janeiro de 2015: Os desenvolvedores já ganhou US $ 25 bilhões de aplicativos na App Store - US $ 10 bilhões em 2014, com US $ 500 milhões gastos em aplicativos somente em janeiro. Apple diz que agora existem 1,4 milhões de aplicações (725.000 apps nativos do iPad) na App Store.