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Se você mora em os EUA, as chances são de que sua definição do maior rival para Uber é Lyft.O serviço de compartilhamento de passeio opera em muitas das mesmas cidades dos EUA como Uber, e os dois têm uma aguçada rivalidade, que inclui algumas práticas menos-que-ético em ambos os lados . Mas um novo, menos óbvia, força surgiu fora da Ásia para oferecer Uber sua competição mais dura ainda: e surpreendentemente, é uma empresa de telecomunicações.
SoftBank não tinha negócios em aplicativos taxi-comunicação por rádio até outubro de 2014, quando ele levou um investimento de US $ 210 milhões em Ola da Índia . O acordo foi anunciado como o primeiro investimento no programa do SoftBank para colocar 10.000 milhões dólares em startups na Índia . Na época, Ola parecia ser apenas uma de uma série de negócios na Índia - enquanto isso é verdade, mas também acabou por ser o primeiro de um conjunto caro de investimentos em empresas rivais que Uber rival.
SoftBank passou a investir US $ 250 milhões em GrabTaxi no sudeste da Ásia, e na semana passada fechou um terceiro negócio, levando um financiamento de US $ 600 milhões para a China Kuadi dache .
O operador, ao que parece está fazendo de tudo para aplicativos de táxi, mas não pode parar na Ásia.
Alibaba levou de Lyft $ 250.000.000 rodada de financiamento em abril de 2014, que a empresa norte-americana tinha reservado para a "expansão internacional". Na época, o investimento foi um negócio curioso para Alibaba, mas, com o e-commerce gama apoio gigante de outras startups americanas - incluindo app de chat Tango - parecia um movimento exploratório para obter um pouco de pele em empresas promissoras na América do Norte.
No entanto, SoftBank e Alibaba tem uma longa história de colaboração - SoftBank é notoriamente um dos primeiros investidores no Alibaba , e ambas as empresas colocar dinheiro em Kuadi dache - e que poderia ser apenas isso Lyft faz parte do foco app táxi SoftBank. Talvez a empresa japonesa vai colocar seu próprio dinheiro em uma data posterior, ou ele vai usar sua relação com Alibaba para formar uma aliança para compartilhar informações e táticas.
Então, por que é SoftBank no mercado para aplicativos de táxi?
O impulso faz parte do referido programa de SoftBank para investir em e-commerce empresas em mercados emergentes. Ele colocou 100 milhões dólares em Tokopedia da Indonésia no ano passado, por exemplo, e também apoiou Snapdeal (via uma rodada 627,000 mil dólares ) e Housing.com na Índia .
Há uma abundância de razões para acreditar que SoftBank pretende tecer seus investimentos e-commerce juntos - talvez através de integrações de aplicativos e formais tie-ins, ou apenas o compartilhamento de informações, experiências, etc, foram essas empresas.
Adicionar aplicativos de táxi para a sua carteira de investimentos é importante porque os serviços de transporte sob demanda tem o potencial para ser muito influente.
Adicionar aplicativos de táxi para a sua carteira de investimentos é importante porque os serviços de transporte sob demanda tem o potencial para ser muito influente.
Por um lado, eles poderiam se tornar aplicativos diárias para milhões de pessoas para se movimentar, e - para a segunda - que criam redes de logística da vida real que podem ser usados para todos os tipos de serviços off-line. J ust olhada no potencial de Uber como uma rede de logística , por exemplo.
O futuro dos aplicativos móveis e móveis não é clara neste ponto, como das A16z Benedict Evans apontou astutamente fora recentemente . Mas o que é certo, entretanto, é que SoftBank acredita que haverá sinergias de valor entre e-commerce e serviços móveis no futuro, não importa se são ou não aplicativos baseados em web. Aplicativos de táxi parecem formar uma parte fundamental da plataforma de e-commerce que está nos primeiros estágios de montagem.
Uber levantada perto para US $ 2,5 bilhões de investidores no ano passado, mas, com a SoftBank valorizado em aproximadamente US $ 70 bilhões ( uma figura que o seu CEO acredita que é muito baixo ), a empresa norte-americana ainda pode voltar para a mesa para ainda mais financiamento enquanto a batalha se intensifica.
SoftBank recusou uma entrevista para esta reportagem, mas um porta-voz da empresa confirmaram que a empresa japonesa está "com o objetivo de maximizar as sinergias com a nossa rede de empresas de Internet / investimentos ao redor do mundo."
O porta-voz acrescentou que não há planos imediatos para estabelecer ligações entre Ola e GrabTaxi mas SoftBank "espera ver algumas sinergias de negócio no futuro próximo."