Advertisement
No verão passado, a Mozilla lançou uma versão muito experimental do Firefox com suporte para aplicativos de realidade virtual baseado na web que podem ser experimentados através do Oculus Rift. No início desta semana, o suporte para WebVR também desembarcou na noite e de desenvolvimento de canais de libertação Edição do Firefox.
Então, por que é Mozilla trabalhando em realidade virtual quando sua missão é "promover a abertura, inovação e oportunidade na Web?" Em uma conversa no verão passado , da Mozilla Josh Carpenter argumentou que a organização sabe VR será um "realmente grande coisa" e porque "apresenta-se realmente um grande desafio - e nós gostamos de grandes desafios." Para dar aos usuários a sensação de realmente estar presente em um mundo diferente (e não apenas a de olhar para uma simulação), você precisa obter a latência entre os movimentos da cabeça e a tela reagir a eles para baixo a um mínimo absoluto. Mozilla afirma que, no final, todo este trabalho irá beneficiar não apenas a experiência VR, mas também a experiência da Web como um todo.
Para fazer isso, a Mozilla lançou o seu peso por trás WebVR, uma API experimental que faz com que seja mais fácil de conectar o navegador de realidade headsets virtuais. Google também começou a experimentar com isso também, por isso já há algum suporte cross-browser para ele, mesmo que ele ainda está longe de ser um padrão oficial e de tornar-se uma característica padrão de canais de liberação do navegador mainstream da Mozilla e Google.
Por enquanto, o novo Firefox constrói só trabalho com o Oculus Rift (embora você ainda tem que instalar um plugin para fazer este trabalho), mas Mozilla diz que também planeja adicionar suporte embutido para Linux, Firefox para Android e Cartão do Google .
Com projetos como asm.js e outros, Mozilla tem trabalhado duro para trazer velocidades nativa como a browser- e aplicativos baseados em JavaScript. Eu não estou completamente vendido na idéia de que o navegador é o melhor lugar para experimentar a realidade virtual, mas há algo a ser dito para a abordagem da Mozilla de criar um ecossistema aberto que pudesse lateral-passo os jardins murados dos diferentes fornecedores em VR a longo prazo.Por agora, alcançar esse sentimento de presença muito depende de conseguir o atraso para baixo e mesmo se Mozilla consegue obter um desempenho JavaScript ainda mais perto de velocidades nativas, aplicativos nativos VR será sempre apenas um pouco melhor. Ainda assim, se esse projeto rende nada mais do que um melhor desempenho do navegador e aceitáveis (mas não estelares) baseados em navegador experiências VR, eu sou todo para ele.